terça-feira, 2 de março de 2021

Sem meios termos



No momento que escrevo estas palavras o meu coração está diante de uma paz, a qual, nunca havia sentido antes. É tão bom ser amigo Deus, é tão bom tê-lo como o verdadeiro professor. E por assim, como de costume, venho a pedir que o Espírito Santo esteja conosco, pois não somos nada além de simples pó em meio à multidão.
O estudo que proponho a fazermos é voltado para os seguintes versículos bíblicos: No livro (Mateus 7:15-20) encontraremos Jesus nos instruindo em como averiguarmos quem é verdadeiro e quem é mentiroso, principalmente em respeito ao ensino da palavra.

*/
 Nos versículos é ressaltado duas árvores, a árvore que produz frutos maus, e árvore que produz frutos bons. Um texto complementar, que se encontra na parábola do Joio e do Trigo em Mateus 13:24-30
/*

Em ambos os casos, Jesus nos ensinou que o tempo é justo o suficiente para cedo ou tarde, revelar quem de fato somos. Para isto, não devemos cometer o pecado de acharmos que somos Juízes, pois, não somos. Só Jesus Cristo é, e ainda bem que só Ele é, pois Ele é o único capaz de nos julgar verdadeiramente, pois, Ele conhece nossos sentimentos e pensamentos no ato que os semeamos, cultivamos e os colhemos simultaneamente.
Como a velha frase popular nos diz: "na Bíblia não existem meios termos, é sim, sim ou não, não." – Portanto, os versículos acima, vão contra ao que o mundo costuma dizer. Para eles, existem múltiplos sentimentos, múltiplas formas de agir, múltiplas sexualidades, enfim, muitos caminhos para se alcançar os sonhos de se tornar feliz.
Tornamo-nos escravos dos pecados dos nossos ancestrais, isto mesmo, pecados dos nossos pais, avós, bisavós e por assim vai. Nem percebemos, pois estamos com os olhos fechados diante de uma tremenda mentira. E o nosso orgulho está tão, mas tão grande que cometemos um grande pecado em afirmarmos que somos melhores do que aqueles personagens bíblicos, principalmente do velho testamento. Misericórdia Senhor!

*/
Então, Jesus Cristo nos dá um conselho:
João 8: 32. Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará.
Que versículo grandioso, não é mesmo?
/*

Conseguem dar um palpite de qual verdade Jesus Cristo estava se referindo?

Ele estava se referindo a batalha espiritual, onde o mau quer que venhamos a acreditar que a salvação pode ser deixada em segundo plano, que podemos usufruir de tudo sem nos preocuparmos em distinguir o certo do errado, que tudo nos é permitido, e caso posteriormente venhamos a adquirir uma consciência pesada, é só nos deleitarmos em mais prazeres mundanos, pois, são capazes de nos fazermos sentir como se fôssemos deuses.

*/
Antes de falarmos como é a postura do bem diante da batalha espiritual, gostaria de compartilhar uma estória para assim, compreendermos melhor esta afirmação!
/*

Um grande fazendeiro de silvicultura (plantação de árvores), contratou para si trabalhadores e encarregou-os as suas plantações, sem lhes dizer o que fariam, nem o quanto ganhariam pelos seus vários serviços prestados. Eles deveriam saber o tempo ideal para cada atividade como em plantar, regar, adubar e podar as árvores, isto sem a interferência do chefe, pois eles faziam a sua própria carga horária, e haviam variedades de árvores disponíveis para serem cultivadas.



*/
Já se imaginaram em um emprego destes? (Risos) - entre tantas árvores, e diante de tamanho sossego, será que só eu que pensei em armar uma rede? (Risos)
/*

Chegando no período do pagamento, o fazendeiro os chamou um por um, e perguntou-lhes: 'Em que árvore tu trabalhaste?'  E este lhe respondeu: 'Nesta arvore'. O fazendeiro, então, disse: 'Esta é uma árvore grande em estatura, porém suas raízes são frágeis e o pagamento pelo trabalho nela é meia barra de ouro'. Então, chamou o próximo trabalhador e lhe perguntou: 'Em que árvore tu trabalhaste?'  E ele respondeu: 'Nesta árvore'.  Maravilhado o fazendo exclamou: 'Esta árvore exige muita atenção, ela sofre muito com as trágicas mudanças climáticas ao longo que vai se desenvolvendo, porém, vendo-a produzir frutos, é a sua maior recompensa, pois cada um destes frutos custa “duzentos zuz”, e é o teu pagamento."
Os trabalhadores, então, disseram ao fazendeiro: 'O senhor deveria ter nos orientado desde o início de qual árvore receberia o maior o pagamento, para que pudéssemos optar por ela.' Não surpreendido com a indagação, o fazendeiro lhes respondeu: 'Se eu tivesse dito, como o meu jardim seria arrumado?'

Conclusão:

Assim o bem age, deixando-nos fazer nossas próprias escolhas, afinal, Deus nos deu o livre arbítrio. Temos a livre escolha em decidir qual árvore queremos plantar e principalmente, diferente daqueles trabalhadores, a qualquer horário, em qualquer lugar, podemos solicitar a ajuda do fazendeiro, para assim então, ele nos orientar de qual árvore tem maiores recompensas, para assim, na dúvida, fazermos as melhores escolhas.

Reflexão:

         Como estamos agindo no cotidiano? Olhem para dentro de si, e façam está reflexão, como foi o dia de hoje? Murmuraram, gritaram, ouviram músicas com letras contradizentes a vida cristã? Buzinaram para um motorista o qual estava andando devagar, ou buzinaram apenas porque consideram-se Juízes o suficiente para concluírem que ele está totalmente errado? Vocês já se imaginaram melhores do que as demais pessoas?

Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.  - Hebreus 4:12

         Devemos nos preocupar, mas com a arvore do nosso interior, sabiam disto? Ai invés de julgarmos e apontarmos os dedos, devemos buscar o caminho do amor, precisamos nos conscientizar em quais caminhos estamos percorrendo. Para afirmarmos que somos imitadores de Cristo, devemos tê-lo como nosso caminho. O fruto de qualquer arvore é apenas a consequência de um constante trabalho em preparar a terra, semear e assim cultivar frutos como as boas obras daquele que “nasceu de novo”.
         Podemos deduzir que o evangelho é a semente, onde conforme sua germinação, torna-se uma arvore, a qual chamamos de fé, e a partir daí, Deus procede uma obra que a cada dia irá se completando.  Um macarrão instantâneo até que resolve temporariamente o problema da fome para aquele que está com pressa, porém, o apressado e faminto não recebe os nutrientes que precisa e em questão de minutos, novamente, possuirá a sensação de fome. Um evangelho instantâneo só serve para enganar os crentes que já estão vazios. Segundo o site Ultimato[1], existem dois critérios para um crescimento saudável:

Primeiro Critério:

         É necessário que as suas raízes estejam ligadas a uma fonte de nutrientes. De igual modo, acontece com a fé cristã. A medida que conhecemos a Deus, mais aprofundamos as nossas raízes, e dessa maneira, assim como a arvore, podemos passar por todas as estações sem abandonarmos as nossas vidas cristãs.

Segundo Critério:

         Para um bom desenvolvimento da arvore é necessário podar os seus ramos. Mas porquê? Para que venhamos a retirar os ramos velhos e estimularmos a produção dos frutos. Cresci ouvindo do meu pai, que para uma arvore vier a produzir frutos mais rapidamente, deve-se aduba-la e posteriormente dar uma surra nela, (Risos), isto mesmo, dar uma surra.
         Da mesma forma é a nossa vida espiritual, devemos deixar a natureza do “velho homem” e permitir que a natureza do “segundo Adão” tome forma em nós.  As atividades espirituais que parecem tão comuns aos crentes, como ir frequentemente aos cultos, leitura bíblica e oração, nos fazem conhecer mais as nossas fraquezas e, consequentemente, mais da Graça de Deus, ajudando-nos a renunciar ao pecado. Desta forma, toda vez que confessamos os nossos pecados, somos podados, para que Cristo cresça em nós e assim tornemos a produzir bons frutos.

É necessário que ele cresça e que eu diminua. João 3:30

         Para a botânica (campo de estudo da biologia), o que importa em uma planta não é seus frutos, mas sim a sua semente. O fruto é considerado uma mera bolsa, uma simples proteção para que a semente venha a dar continuidade a aquela espécie. Portanto, por mais que se esperem bons frutos daqueles que nasceram de novo, nada adianta suas boas obras, se nelas não conter a vida de Jesus, a semente da Palavra.
         Portanto, lembrem-se, o real proposito não é produzir frutos, mas sim carregar a semente, e o que é a semente? A semente é Jesus, isto mesmo, os nossos frutos devem estar carregando Ele, para que outras pessoas também venham a conhecer o verdadeiro caminho. Portanto, levem este estudo adiante, levem estas palavras as demais pessoas, lembrem-se que bons frutos são aqueles que carregam boa semente. Então a pergunta que deixo a vocês é a seguinte: Vocês são uma boa arvore, cujas estão produzindo bons frutos? Vocês possuem Jesus como a verdadeira semente? Lembrem-se: Somos a figueira de Cristo.



[1] http://ultimato.com.br/sites/jovem/2014/08/15/a-semente-a-arvore-e-o-fruto/ - Acessado em 20 de maio de 2019


Leiam mais em: https://clubedeautores.com.br/livro/diario-de-um-cristao-4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A quarta separação

" — (...). Se tu realmente me amas, verás que ambos estamos errados, que os meus ciúmes até podem estar elevados, porém, também est...