segunda-feira, 27 de junho de 2016

Perguntas básicas sobre Redes

1-           Quando se percebeu que os computadores só seriam úteis em rede?

Com a introdução dos computadores nas empresas e entidades governamentais, ficou muito claro que os computadores só seriam úteis se utilizados por mais de uma pessoa.

2-           O que eram terminais “BURROS”?

Uma CPU para vários terminais. Tinham apenas teclado e mouse, estes acessavam todos os recursos do computador central, incluindo processador e memoria.

3-           O que mudou com os PCs?

O processamento deixou de ser executado no computador central, e passou a ser feito com autonomia própria, ou seja, deixou de ser um terminal burro e passou a realizar tarefas com seus próprios processamentos.

4-           Quando a NOVELL começou a perder mercado?

Até a década de 90 a novell praticamente dominou sozinha o mercado, até o surgimento da concorrência (Microsoft), que embutiu no seu sistema Windows, a partir da versão 3.11 um bom sistema de compartilhamento de recursos, e começou a asfixiar a rainha das redes.

5-           Quais os softwares de rede que temos hoje no mercado?



6-           Como o técnico de rede deve proceder junto ao cliente na escolha do software?

O técnico deve mostrar ao cliente o custo e beneficio de cada software,  e por assim, é o cliente que devera optar por qual produto desejará instalar.

7-           O que quer dizer UTP e STP?

UTP (Unshielded Twisted Pair ou Par Trançado sem Blindagem)
STP (Shielded Twisted Pair Par Trançado com Blindagem).

8-           Ruído elétrico é um tipo de? explique?

Os problemas de energia elétrica são as principais causas de defeitos em redes de computadores, são chamadas de interferências eletromagnéticas (EMI) e interferência de rádio freqüência (RFI). Causadores de ruídos elétricos: Descarga atmosférica (raios), motores elétricos, equipamentos industriais, transmissores de rádio, relés, termostatos, luzes fluorescentes.

9 - O que deverá possuir uma rede elétrica inicialmente?

A rede elétrica deve possuir um circuito exclusivo para a alimentação da rede de computadores. É ideal que seja estabilizada e possuir filtros de linha caso não haja nos estabilizadores, e um sistema de no-break , para uma possível falta de energia

10 - Qual as consequências da falta de aterramento?
Aparição de BAD CLUSTERS no HD ou até mesmo a perda total. Isto não demora a acontecer. Você poderá perder seu HD em 2 ou 3 meses. Danos na placa mãe. Danos na memória, que podem vir a causar perda repentina de dados e ou congelamento de todo o sistema.

11 - O que é host?

Nome dado para um computador principal, central, que controla toda uma rede de serviços

12- O que roteador?

É um dispositivo que interliga duas ou mais redes

13-  O que é endereço IP?

É uma combinação exclusiva, onde duas maquinas na internet nunca tem o mesmo endereço

14- O que são protocolos?

Para que os computadores de uma rede possam trocar informações é necessário que todos adotem as mesmas regras para o envio e recebimento de informações. Este conjunto de regras é conhecido como protocolos de comunicação.

15- Porque o TCP\IP é o protocolo mais utilizado hoje em dia?

Por ser um protocolo que se comunica com vários softwares de rede como: Windows, Linux, Novell, Unix, é um protocolo utilizado tanto em redes locais como em rede de longa distancia, se adapta a diferentes tecnologias e diferentes velocidades.

16- O é uma rede cliente servidor?

A tecnologia cliente/servidor é uma arquitetura na qual o processamento da informação é dividido em módulos ou processos distintos. Um processo é responsável pela manutenção da informação (servidores) e outros responsáveis pela obtenção dos dados (os clientes).

17- O que é uma rede ponto a ponto?

É uma arquitetura de redes de computadores onde cada um dos pontos ou nós da rede funciona tanto como cliente quanto como servidor, permitindo compartilhamentos de serviços e dados sem a necessidade de um servidor central.

18- O que é DHCP? E qual a sua função?


Este serviço serve para disponibilizar para as estações de trabalho um numero de IP automaticamente, quando o usuário se logar na rede, a estação irá consultar este serviço que irá fornecer um numero de IP para ela, para isto acontecer, nas estações devemos deixar nas configurações de rede, no item TCP\IP a opção “obter um endereço IP automaticamente” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A quarta separação

" — (...). Se tu realmente me amas, verás que ambos estamos errados, que os meus ciúmes até podem estar elevados, porém, também est...