Em muitas vezes, os meus dedos deslizam pelo teclado, e por assim, do nada os textos surgem.
domingo, 6 de setembro de 2015
Educação Moderna
A influencia dos grandes Filósofos
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Antigamente, pouco existia a busca por conhecimentos, em primeiro plano sempre estava o capital, onde para conseguir o mesmo, vendiam a força de trabalho. Existiam poucas liberdades de expressão, onde os pais decidiam o futuro dos filhos, onde nas classes trabalhistas os pais eram autoritários e reprimiam todos os desejos dos filhos. Os casamentos eram sempre realizados pensando em um investimento, pois as famílias dos mesmos estariam pensando em um bem maior financeiramente.
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A religião também pensava mais no financeiro do que no papel que deveria estar exercendo, que é a saúde entre o corpo e a alma, onde por sua vez o objetivo é eliminar a pobreza e o conflito.
-->Com as proibições da igreja e dos pais, foi surgindo uma “era revolucionista”, com o fim de acabar com a repreensão do pensar. Logo surgiu o Platonismo (corrente filosófica), onde se utilizava o cristianismo, onde é centrada na vida os ensinamentos de Jesus de Nazaré, onde o grande nome dessa corrente filosófica era o matemático grego Pitágoras, utilizando as sociedades secretas, para fim de acabar com a idéia autoridade.
-->A revolta contra a religião, em segredo, estava acontecendo aos poucos em todo o mundo. No Brasil o português europeu Erasmo de Roterdão, antes de concretizar as suas duvidas sobre a religião, buscou uma amplitude dos seus conhecimentos na purificação da doutrina e na liberalização das instituições do cristianismo na Europa, onde se sentiu livre e distante de quaisquer obrigações comprometedoras. Logo era mais comum a busca por liberdade de expressão, onde Voltaire contribuiu para a liberdade civil e liberdade religiosa. Onde com o seu cargo de escritor, ensaísta, deísta e filósofo iluminista francês, criticou a Igreja Católica e as instituições francesas do seu tempo, apoiando a liberdade de expressão.
-->Com as idéias de Voltaire, como uma delas a do Liberalismo, eram mais comum a busca por conhecimentos. Por volta de 1715 o filosofo Condilac foi encarregado de redigir uma Lógica clássica para as escolas francesas. Condilac defendia que todas as idéias provêm dos sentidos, onde os sentidos são o inicio para a construção da experiência e do saber. Com o passar do tempo, foi se construindo pensamentos sobre a menoridade, onde o filosofo alemão Kant, de uma forma critica, esclarece a saída do homem de sua menoridade, onde para acontecer à mesma, tem que acabar os medos, as preguiças e as incapacidades do homem de fazer o uso do seu próprio entendimento.
-->Conforme foi surgindo a “fome” por conhecimentos, como exemplo o escritor espanhol Emilio Castelar, onde era um leitor insaciável, conseguia um rendimento escolar muito alto. Com os seus estudos, defendia um republicanismo democrático e liberal, onde aos poucos com essa idéia foi democratizando o governa-mento da nação. Assim as idéias de Voltaire foram sendo utilizadas frequentemente por novos estudiosos, como um deles o 3° Conde Russell, Bertrand Arthur William Russell. Durante a sua vida Russell ajudou a promover o progresso das tradições filosóficas do século XX, chamada filosofia Analítica, onde a filosofia tem o entendimento comum que é uma analise do significado. Por volta dos anos de 1782 a educação é reformulada com pensamentos de liberdade de Friedrich Froebel. Sua critica foi independente, formada a partir do seu trabalho com Pestalozzi, onde as crianças eram consideradas plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro. Froebel foi o defensor do desenvolvimento genético, onde para ele o desenvolvimento ocorria nas seguintes etapas: infância; -->
meninice; puberdade; mocidade e a maturidade. Froebel foi o primeiro a enfatizar o brinquedo e a aprender o significado da família nas relações humanas.
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Continuando com a reformulação de Froebel, por volta de 1896 surge o desenvolvimento cognitivo através dos estudos de Piaget. Segundo Piaget, a inteligência constrói-se ao longo do tempo, onde as estruturas do pensamento são produto de um único sujeito, tendo um papel fundamental nas etapas da vida, onde se torna desenvolvimento cognitivo. Logo o objetivo e os estudos de filosofia foi sendo esclarecidos, onde o critico James Russel Lowell, constrói o entendimento sobre o que é um critico. James Russel utilizava a técnica Sátira, onde envolvia assuntos de guerra e paz, coordenação e outros. James também contribuiu para o abolicionismo.
-->Com tudo, a educação torna-se moderna, onde atualmente, continua sendo reformulada. A livre expressão esta mais aceita e a ditadura esta quase no seu fim. Ainda a muito no que mudar na educação, mas comparando com antigamente, certamente com a ajuda dos grandes contribuidores, obtivemos grande desenvolvimento.
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