terça-feira, 28 de junho de 2016

Perguntas básicas sobre redes 2

1- Como é a estrutura Cliente e servidor?

A estrutura Cliente/Servidor consiste em que um host que possui aplicações capazes de fornecer serviços, servir (o servidor) enquanto o outro host (o cliente) se conecta ao servidor, acessa e faz uso desses serviços. Exemplo: HTTP (para acesso a páginas Web), FTP (para transferência de arquivos), DNS (para resolução de nomes da Internet), SMTP/POP3 (para acesso aos e-mails), etc..

2- Quais são os  protocolos mais conhecidos?

·         HTTP – HyperText Transfer Protocol - protocolo responsável pela comunicação via páginas WWW (World Wide Web) ou, simplesmente, Web. Por um programa navegador (browser), usando o protocolo HTTP, um usuário pode acessar informações contidas em um servidor Web.

·         FTP – File Transfer Protocol – protocolo responsável pela transferência de arquivos entre computadores.

·         Telnet – Terminal de acesso remoto – protocolo que permite o acesso a um equipamento distante. Permite que possamos dar comando e rodar aplicações remotamente.

·         DNS – Domain Name System – aplicação responsável pela tradução de endereços IP em nomes e vice-versa.

·         SMTP – Simple Mail Transfer Protocol – protocolo responsável pelo armazenamento e envio de e-mails (Eletronic Mail - Correio Eletrônico).

3- O que são Internet, Intranet, Extranet e VPN?

·         Internet É o conjunto de redes de computadores interligadas pelo mundo inteiro. Utiliza a arquitetura TCP/IP, e disponibiliza o acesso a serviços, permite a comunicação e troca de informação aos usuários do planeta.

·         Intranet É a rede de computadores de uma determinada organização, baseada na arquitetura TCP/IP. Fornece serviços aos empregados, e permite a comunicação entre os mesmos e, de forma controlada, ao ambiente externo (à Internet). Também é conhecida como Rede Corporativa.

·         Extranet É um conceito que permite o acesso, de funcionários e fornecedores de uma organização, aos recursos disponibilizados pela Intranet. Podemos dizer que é uma extensão da Intranet. Dessa maneira, podemos disponibilizar um padrão unificado entre as diversas empresas, filiais, do grupo.

·         VPN (Rede Privada Virtual) VPN é uma rede virtual estabelecida entre dois ou mais pontos, que oferece um serviço que permite o acesso remoto, de funcionários ou fornecedores a uma determinada rede, a fim de executarem suas tarefas. Muito utilizada por funcionários, para terem acesso aos e-mails corporativos via Intranet, ou para as 7 equipes de suporte técnico solucionarem problemas em seu sistema de maneira remota.

4- Quais são as diferenças entre os cabos UTP com os STP?

Denominamos de UTP (Unshielded Twisted Pair) os cabos que não possuem blindagem e STP (Shielded Twisted Pair) os que possuem blindagem.

5- Qual a utilização do protocolo DHCP?

Através do DHCP é possível fazer uma configuração automática e dinâmica de computadores que estejam ligados a uma rede TCP/IP.

6- Qual é a função do Servidor DNS?

O sistema de nome de domínio (DNS) é um sistema que nomeia computadores e serviços de rede e é organizado em uma hierarquia de domínios. As redes TCP/IP, como a Internet, usam DNS para localizar computadores e serviços através de nomes amigáveis. O DNS converte o IP (números) em domínios (nomes).

7- Como é a estrutura Hierárquica do servidor DNS?

A estrutura hierárquica tem como origem o ponto (.), raiz (root). A partir deste ponto raiz, temos a divisão por países: (ar) Argentina, (br) Brasil, (ch) Suiça ,(cl) Chile, (de) Alemanha, (es) Espanha, (fr) França, (it) Itália, (pt) Portugal, (uk) Reino Unido, etc..


Em seguida, vem a finalidade da organização: (com) fins comerciais, (mil) militares, (edu) educacionais, (gov) governamentais, (net) provedor de rede, etc..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A quarta separação

" — (...). Se tu realmente me amas, verás que ambos estamos errados, que os meus ciúmes até podem estar elevados, porém, também est...